CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 15 de abril de 2013

UNIDOS DO PORTO DA PEDRA

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra é uma escola de samba do município de São Gonçalo, que participa do Carnaval carioca. Escola-madrinha União da Ilha e cores vermelha e branca.


Criada no bairro de mesmo nome, no qual teve sede, que anos depois virou espaço Cultural, acabou mudando sua quadra para o bairro de Vila Lage. Passando a usar os dois mais em dias diferentes, atualmente retorna de vez ao bairro de origem.

Originária de um clube de futebol local, a escola já conquistou também vitórias no carnaval de sua cidade, e esteve durante alguns anos também inativos, antes de participar do desfile carioca. No Rio, nunca conquistou o título de campeã do grupo principal. Já em São Gonçalo, foi campeã uma vez, no ano de 1982.

Nos anos setenta, havia em São Gonçalo um clube de futebol chamado Porto da Pedra Futebol Clube, que possuía as cores vermelho e branco e reunia moradores do bairro. Entre estes integrantes, formou-se a idéia de formar um bloco de rua, bloco este que desfilou em 1975 e 1976 pelas ruas da cidade.

Em 8 de março de 1978, o bloco do Porto da Pedra foi oficialmente registrado, adquirindo personalidade jurídica própria, sendo esta a data oficial de fundação da escola, então chamada Bloco Carnavalesco Porto da Pedra, então um bloco de enredo, que tinha como presidente Haroldo Moreira, entre seus fundadores, José Carlos Rodrigues, José Paulo de Oliveira Chaffin, Jorair Ferreira, Jorge Brum e Nilton Belomino Bispo.


Três anos depois, em 1981, o Porto da Pedra alcançou a categoria de escola de samba, onde desfilando no Grupo B do Carnaval de São Gonçalo, conquistou o vice-campeonato com o enredo "Mundo Infantil". No ano seguinte, já no Grupo A, com o enredo "No Reino da Fantasia", conquistou sua primeira vitória como escola de samba. Em 1983, não houve carnaval em São Gonçalo, e no ano seguinte, a escola obteve outro vice-campeonato.

A partir daí, a agremiação resolveu abandonar as competições, e apresentou-se somente em seu bairro durante muitos anos. Só conseguiu obter uma quadra de ensaios coberta, ainda que considerada pequena, no início da década de 1990. Com a ajuda de empresários e do sambista Jorginho do Império, a escola cresceu e em 1993 recebeu um convite para se apresentar no carnaval carioca, a Porto da Pedra recebeu um convite para se apresentar no chamado "Grupo de Acesso" do Rio de Janeiro, que nessa época ainda desfilava na Avenida Rio Branco, e era na realidade a quinta divisão do Carnaval.

Nessa época, por sugestão de Jorge Luiz Guinâncio, um de seus patronos, foi adotado o tigre como símbolo oficial, e a logomarca foi criada. Também no mesmo ano se iniciou a construção de uma nova quadra, inaugurada em 1994, ano em que com o enredo "Um novo sol do amanhã", a escola sagrou-se vice-campeã da quinta divisão carioca - última, à época - conquistando a ascensão.

No carnaval 2011 apresentou o enredo sobre Maria Clara Machado, que foi desenvolvido, novamente por Paulo Menezes que já fez um enredo desses na União da Ilha, em 2003. Ainda nos preparativos para o carnaval Uberlan Jorge de Oliveira renuncia ao cargo de presidente, devido aos políticos locais não apoiarem a escola. A agremiação terminou em 8° lugar.

em 2012, a escola trouxe Roberto Szaniecki como carnavalesco, que escolheu um enredo sobre o iogurte com patrocínio da Danone, mais tarde Szaniecki foi demitido na anti-véspera da escolha do samba-enredo, entrando em seu lugar Jaime Cezário, que já foi carnavalesco da escola. A escola terminou seu carnaval em 12° lugar sendo assim rebaixada para o Grupo de Acesso A.
  
Últimos Campeonatos:
1979 e 1980 Grupo de Blocos-SG – Festa junina e Estações do ano respectivamente – Comissão de Carnaval.
1981 Grupo Especial-SG – No Reino da fantasia – Comissão de Carnaval.
1985 – Campo, cidade em busca da felicidade – Mauro Quintaes.
2001 – Um sonho possível, crescer e viver agora é Lei – Caê Rodrigues.

Estandartes de Ouro:
Enredo: 1997
Ala de Baianas: 1996
Porta-bandeira: 2008
Ala: 2005
Personalidade: 2008
Revelação: 1996
Passista Masculino: 2003
Passista Feminino: 2006 e 2009.

Rainhas de Bateria:
1994 - 2000         Cláudia Mauro
2001 - 2004         Kétula Rocha
2004 - 2005         Solange Gomes
2006 - 2007         Elaine Ribeiro
2007 - 2008         Angela Bismarchi
2009 - 2010         Valeska Popozuda
2011 - 2012         Ellen Rocche
Atual Alessandra Mattos

Curiosidade:
Em 1983 não houve carnaval em São Gonçalo.

Entre 1984 e 1993 a Escola desfilou somente no seu bairro, sem competir.

Para o carnaval de 1995, devido a problemas políticos internos na AESCRJ, foi criada a LIESGA, que existiu somente por um Carnaval, mas que modificou os Grupos 1, 2, 3 e 4 para Grupos de acesso A, B, C, D e E. Apesar de haver correlação entre tais grupos, a ascensão e rebaixamento acabaram não tendo sido respeitada, e a Porto da Pedra, naquele ano recebeu um convite de Paulo de Almeida, então dirigente da LIESGA, para se filiar à entidade, e assim participar do desfile do então "Grupo de acesso A", o que fez com que a escola pulasse automaticamente da quinta para a segunda divisão. Com o enredo "Campo, cidade em busca de felicidade", A Porto da Pedra surpreendeu, classificando-se em primeiro lugar entre 19 escolas, e classificando-se para o Grupo Especial.


0 comentários: