CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quarta-feira, 24 de abril de 2013

UNIDOS DE PADRE MIGUEL


Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro fundada no dia 12 de novembro de 1957. Está sediada na Rua Mesquita, no bairro de Padre Miguel. Foi vista durante muito tempo como a irmã menor da Mocidade Independente de Padre Miguel. Sendo criada para representar as agremiações da zona rural do Rio de Janeiro. Escolheu as cores vermelho e branco. 

A escola traz como símbolo o boi vermelho e por conta dele tornou-se conhecida. Escola-madrinha Viradouro.

O início da escola foi esfuziante, pois logo em seu primeiro desfile na Praça Onze em 1959 sagrou-se campeã e adquiriu o direito de se apresentar entre as grandes em 1960. Entretanto, a má colocação que obteve a fez retornar às categorias inferiores. A escola voltou a desfilar entre as grandes em 1964, 1971 e 1972.

Após o incremento financeiro à Mocidade Independente de Padre Miguel, a escola se distanciou dos principais grupos cariocas, chegando, inclusive, a não desfilar em alguns anos.


Paradoxalmente, nos anos 2000, após uma fase de estagnação da coirmã de Padre Miguel, a Unidos trilhou um caminho de sucesso. Com dois campeonatos seguidos, em 2005 no Grupo D e em 2006 no Grupo C, saiu do último grupo do carnaval carioca até o retorno ao desfile no sambódromo em 2006, pelo Grupo B.

Em 2007, a Unidos de Padre Miguel voltava a Marquês de Sapucaí depois de mais de duas décadas. A escola contou o seu cinqüentenário a começar pela comissão de frente de guerreiros prateados em defesa da fé. Um dos pontos altos do desfile foi o segundo carro, com televisões, mesas de bate-papo e varais de roupa, em um visual que formava um barraco, preenchido pela comunidade da Vila Vintém.

Em 2008, a mídia dava como certa a ascensão da escola para o Grupo de acesso A, porta de entrada para o Grupo Especial, mas, inexplicavelmente, a escola obteve apenas a terceira colocação, adiando assim o seu retorno ao Grupo A. A escola mostrou alegorias luxuosas, para contar a importância das águas, seja dos mares, dos rios ou dos oceanos, por meio da história de Olokum, Deus das Águas.

Em 2009, a Unidos de Padre Miguel apresentou alegorias e fantasias altamente luxuosas para contar o enredo sobre o vinho, denominado Vinho, néctar dos deuses - A celebração da vida, conquistou o Grupo Rio de Janeiro 1, empatada com a Acadêmicos do Cubango, ascendendo ao Grupo A, porta de entrada para o Grupo Especial.

Em 2010, a escola sentiu o peso de abrir o desfile com as arquibancadas vazias. O abre-alas causou impacto pelas cores e luzes e representou a explosão de meteoritos, cuja principal escultura era a de um pássaro de fogo. Apesar de apresentar fantasias e alegorias bem acabadas, os efeitos de luz e fumaça planejados pela escola acabaram sendo prejudicados pelo sol. Na apuração, a escola terminou em décimo primeiro lugar sendo rebaixada junto com a Paraíso do Tuiuti para o Grupo de Acesso B.

No ano de 2011, a escola cantou Tia Ciata. Foi projetado pelos carnavalescos Edward Moraes e Fábio Santos, sendo que Edward saiu da escola, após não concordar com o samba vencedor.

Em 2012, apostou num enredo sobre a arte, da Comissão de Carnaval formada por Reyla Ravache, Wallacy Vinicyos e Wilsinho Mendes, além de Igor Vianna, como intérprete oficial. fez um desfile que voltaria a brigar pelo título, mais terminou na segunda colocação.
Para 2013, com a fusão dos grupos A e B, na qual se formou a Série A, mostrou mais um enredo sobre Xangô, idealizado por Edson Pereira, que retorna a agremiação, além de Marquinho Art'Samba como novo cantor.

Campeonatos:
1984 – O Quilombo dos Palmares – s/n.
2005 – Abram alas que eu quero passar. Sou carnaval carioca sou Unidos de Padre Miguel – Carnv. André Cezari.
2006 – Da lágrima do Tupã, nasce o fruto divino: O guaraná – Carnv. Edson Pereira.
2009 – Vinho, néctar dos Deuses – A celebração da vida – Carnv. Edward Morais e Guilherme Alexandre.

Última Rainha de Bateria: Karina Costa.

0 comentários: