CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 5 de abril de 2013

UNIÃO PARQUE CURICICA


Grêmio Recreativo Escola de Samba União do Parque Curicica é uma escola de samba do carnaval carioca. Sendo sediada no bairro de mesmo nome.

Surgiu da fusão dos Blocos “Universal” e “Quem tem boca fala o que quer”. Na época ambos não tinham registro oficial. O que tinham em comum, além da vontade de crescer, era a cor branca. O “Universal”, azul e branca e, o “Quem tem boca fala o que quer”, vermelha e branca. No dia 1º de Março de 1993 reuniram-se, na Rua Paraíso do Norte Nº 14, sede do Universal Jacarepaguá Futebol Clube, vários representantes das duas agremiações e mais alguns amigos do “Conversando entre Homens e Mulheres”.

O encontro começou às 19h e só terminou a 1 da madrugada. Daí saíram as novas cores vermelha, azul e branca e sob a presidência do Sr. João de Jesus, foram iniciados os trabalhos para o 1º desfile, com um nome registrado: Grêmio Recreativo Escola de Samba União do Parque Curicica.

Em 1998 um ano marcante: a despedida da agremiação saindo da Federação dos Blocos do Rio de Janeiro com um desfile simbólico na Avenida Rio Branco. Motivo: Avaliação para o ingresso na Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Próximo desfile: Grupo E.

Em 2003, a escola chegou à Marquês de Sapucaí e fez uma boa estréia com o enredo sobre os 90 anos do Mercadão de Madureira, obtendo a 5º colocação.

Entretanto, no ano seguinte, a escola apresentou um enredo confuso sobre um ser interplanetário que pousa sua nave espacial em terras brasileiras, e se encanta com a fauna e a flora, mas se decepciona com o homem que é alimentado por um bicho de sete cabeças, representado pela ganância, poder, ira, miséria, ódio, guerra e desunião. Sob chuva incessante, a União do Parque Curicica foi a 10º colocada e foi rebaixada de grupo.

Sob as mãos do carnavalesco Jorge Caribé, a escola deu a volta por cima em 2005, sagrando-se campeã do Grupo C com o enredo "Bahia de São Salvador, o Porto Seguro do Brasil". De volta a Sapucaí, o mesmo carnavalesco levou a escola ao 4º lugar em 2006, com o irreverente enredo “GLS com a Bandeira Da Alegria, O Babado Da Curicica no Carnaval é Só Folia”, que levantou a bandeira GLS.

Últimos campeonatos: 
2000 – Na virada do milênio, a esperança de um povo – Carnv. Sandro Gomes e em 2005 – Bahia de São Salvador, o Porto Seguro do Brasil – Carnv. Jorge Caribé.

Rainhas de Bateria: Bárbara Sheldon (2008), Cecília Teixeira e Patrícia Nery (2009-2010), Baiana (2011).

0 comentários: