CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 1 de abril de 2013

ALEGRIA DA ZONA SUL


Grêmio Recreativo Escola de Samba Alegria da Zona Sul é uma escola de samba da cidade do Rio de Janeiro. Cores Vermelha e Branca, Escola-Madrinha Salgueiro.

Sua quadra está no bairro do Santo Cristo, mais precisamente no Clube dos Portuários apesar de ser da comunidade do Cantagalo/ Pavão/ Pavãozinho, em Copacabana. Tem como característica mais forte em seus enredos a utilização de temas que tratem da temática da negritude, já tendo utilizado esse tema diretamente quatro vezes em menos de 20 anos.


A escola foi criada em 28 de julho de 1992 através da fusão dos blocos de enredo Alegria de Copacabana e Unidos do Cantagalo. A escola adotava as cores azul, verde e branco e tinha como símbolo os personagens de Walt Disney: Zé Carioca e Panchito.

Em 1993, no seu primeiro ano na AESCRJ, o Alegria conseguiu se manter no grupo E, apresentando o enredo "Sou Mais Carioca", que retratava os 100 anos de seu bairro, os 50 anos do personagem Zé Carioca e do primeiro aniversário da agremiação.

No ano seguinte, já consolidada, a Alegria da Zona Sul alcançou seu primeiro campeonato, com o enredo "Na Dança das Cores: Preto Não é Cor, Mas Negra é Raça”, apresentando em seu desfile um apanhado dos significados das cores e enaltecendo a raça negra.

Nos preparativos para o carnaval de 2011, teve parte de seu barracão incendiado, tendo prejuízo com o incêndio. Devido a isso, a escola recorreu a LESGA para evitar o rebaixamento, o que logo depois foi negado e manteve-se o regulamento. Com a Alegria recebendo ajuda da prefeitura, no entanto a escola estourou o tempo em seu desfile e foi a última colocada no Grupo de acesso, retornando ao grupo B.

Em 2013, terá como enredo, o Cordão da Bola Preta e assim como em 2011, foi novamente prejudicada com o incêndio em seu barracão. Perdendo desde alegorias a fantasias.

Últimos campeonatos: 
1994 e 1996 – Na dança das cores, preto não é cor, mas negro é gente e Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, 2000 e 2001 – Negro, quem és? E Brasil, um país de todas as raças, respectivamente – Carnv. Luiz Oswaldo (Deco).
2010 – No mundo da Fantasia... Vejo as cores da Alegria. – Carnv. Lane Santana.

Rainhas e Madrinhas de Bateria: 
Karen Motta (2005), Luciana Picorelle (2006, 2007), Regininha/ Ana Paula Evangelista e Jéssica Maia (2008 – 2011), Andreza Oliveira/ Alessandra Mattos (2012) e Atualmente a atriz Desirée Oliveira

Curiosidade:

Em 1995, embora com força de um recente título, e no grupo D, o Alegria não desfilou. No ano seguinte, 1996, penalizado pela Associação, disputou novamente o Grupo E, obtendo novamente o título, com o enredo "Olha que Coisa Mais Linda Mais Cheia de Graça", contando a história e comemorando o centenário do bairro Ipanema.
Em 2012 também teve uma Princesa de Bateria Larissa Reis.



0 comentários: