CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ACADÊMICOS DO CUBANGO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Cubango é uma escola de samba tradicional da cidade de Niterói, Sua sede localiza-se no bairro do Cubango e suas cores são Verde e Branca.


Foi na antevéspera dos festejos natalinos de 1959, precisamente no dia 17 de dezembro, que nascia, na cidade de Niterói, a escola de samba Acadêmicos do Cubango.

Aproveitando-se do silenciar dos batuques da Império Serrão, que até aquele momento era a escola reduto dos sambistas dos morros do bairro do Cubango, foi que um grupo de bambas, dentre eles Ney Ferreira e Carlinhos Manga-Espada, decidiram reascender a chama do samba criando uma nova agremiação carnavalesca.

A Cubango, portanto, nasce de uma simbiose de sambistas dos morros São Luiz, Mangueirinha, Abacaxi e Serrão que ao romperem com o silêncio deixado pela Império Serrão criam uma escola de samba que fará sua história baseada nas tradições de sua comunidade. Assim sendo, seus dirigentes e componentes fizeram questão de conservar na Cubango aquilo que na linguagem do sambista é fundamental para uma escola de samba: o seu chão, ou seja, a sua comunidade.

Cubango Os primeiros ensaios da Acadêmicos do Cubango foram realizados em um terreno de propriedade de José Figueiredo, o primeiro mecenas da verde e branco.

A participação da "Academia Cubango" nos desfiles de Niterói começa em1960 quando ganhou o tetracampeonato num grupo chamado "Academias", uma espécie de segundo grupo do carnaval, com o enredo “Sonho das Esmeraldas”. Seu primeiro presidente foi o sambista Ney Ferreira, que até 1966 atuou também como carnavalesco.

No carnaval de 1964 fez sua estreia entre as escolas do primeiro grupo e passou a ser chamada pelo nome atual. Neste ano conquistou o vice-campeonato com o enredo “Maurício de Nassau”.
Seu primeiro título na elite do carnaval de Niterói ocorreu em 1967 com o enredo “O Brasil pintado por Debret”. Mas foi em 1972 que a escola se consagrou o tema “Um rei Congo Sabará” um estilo de enredo afro, que passou a ser o mais preterido pela escola a partir daí.
Em 1975, a Cubango desfilou na avenida Amaral Peixoto com o enredo “Folclore: riqueza do Nordeste” e saiu campeã. Este campeonato foi o primeiro de uma sequência de cinco títulos. Em 1979, com o enredo “Afoxé”, a Cubango consolidou seu império no carnaval de Niterói. Nos anos 70 foram sete títulos em dez dos disputados. A grande rivalidade era com a Unidos do Viradouro.
Nos anos 80, juntamente com a Unidos do Viradouro, a escola deixa o carnaval de Niterói e passa a desfilar no carnaval do Rio de Janeiro. Naquela época o carnaval de Niterói enfrentava uma crise financeira e se extinguiria na década de 1990.

Campeonatos em Niterói Grupo “Academias”: 1960 a 1963 – Homenagem ao Rei Momo, Libertação dos escravos, Carlos Gomes, Sonho das Esmeraldas, respectivamente – Carnvs. Ney Ferreia, Mãe Tiana e Minervino Ferreira (O Tuta).

1967 a 1970, 1972, 1975 a 1979 e 1984 – Campeonatos do grupo Especial de Niterói.
1986 (Avaliação Grupo IV RJ e Campeonato) – Vamos ao Teatro – Carnv. Paulo Roberto da Costa.
2002 – Africa, o exuberante paraíso negro – Roberto Reis e Antonio Sérgio.
2009 – Afoxé é cortejo, é Ritual, é Festa, Afoxé é Carnaval – Carnvs. Sérgio Silva e Léo Moraes.

Últimas Rainhas e Madrinhas: Samantha Schmütz (2009), Juliane Almeida (2011 – 2012) e Cristiane Alves (2013).

0 comentários: